Results for 'Marcos R. Nunes Costa'

999 found
Order:
  1.  8
    A doutrina cosmológico/soteriológica ontológico/materialista dualista maniqueísta.Marcos R. Nunes Costa - 2004 - Revista Española de Filosofía Medieval 11:273.
    Founded in Asia, in the third century, by Mani, manicheism constituted, by itself, in a doctrinal viewpoint, in a gnosis that mixed oriental principles of sects/religions, specially from Zoroastrism and Budism, Greek-Roman Philosophy and Christianism. His basic thesis consisted of statement of two ontological principles: Good or Light, presented by the sun, and Evil or Darkness, personified in matter. From this ontological Dualism arose a cosmology/soteriology that presented the salvation history of world in three moments: the first-one, initial, embodies the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. O problema da moral no sistema cosmÓlogico/soteriolÓgico necessitarista maniqueísta.Marcos Roberto Nunes Costa - 2004 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 21:25-42.
    O maniqueísmo fundamenta-se na afirma9áo de dois principios ontológicos oríginantes do mundo: o Bem ou a Luz, representado no sol, e o Mal ou as Trevas, personificado na matéria. Desse dualismo ontológico, deriva a idéia de que o homem náo é responsável pelo mal que pratica, mas esse é culpa de sua natureza má ou o mal está inerente á sua natureza corpórea. Daí que, a rigor, náo existe mal moral no maniqueísmo, mas apenas mal natural. Entretanto, paradoxalmente, esse fala (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    Evolução da doutrina ético-moral agostiniana em relação a sexualidade.Marcos Roberto Nunes Costa - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (3):375-390.
    A evolução da doutrina ético-sexual de Agostinho se encontra na polêmica com os maniqueus e os pelagianos, especificamente quando trata da questão do matrimônio. Agostinho defende o matrimônio como um bem ontológico, fundamentado em três finalidades: procriação, fidelidade e indissolubilidade. Em relação ao primeiro item, o pensamento de Agostinho assume, progressivamente, quatro posições, que serão descritas neste estudo. Em relação aos dois últimos itens, não houve evolução no pensamento de pensamento: ele não admite a quebra da fidelidade e/ou da indissolubilidade (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  22
    Crónica.José Gama, Marcos Roberto Nunes Costa, Maria Luísa Couto Soares, Nuno Venturinha, Luís Machado De Abreu, Fernando Aranda Fraga & Pedro Braga Falcão - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):633 - 647.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  28
    Crónica.José Gama, Marcos Roberto Nunes Costa, Maria Luísa Couto Soares, Nuno Venturinha, Luís Machado De Abreu, Fernando Aranda Fraga & Pedro Braga Falcão - forthcoming - Revista Portuguesa de Filosofia.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Crónica.José Gama, Marcos Roberto Nunes Costa, Maria Luísa Couto Soares, Nuno Venturinha, Luís Machado de Abreu & Fernando Aranda Fraga - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):633-647.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Mulheres intelectuais na Idade Média: Hildegarda de Bingen - entre a medicina, a filosofia e a mística.Marcos Roberto Nunes Costa - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):187-208.
    É corrente se afirmar que antes da Modernidade não há registro de mulheres na construção do pensamento erudito. Que, se tomarmos, por exemplo, a Filosofia e a Teologia, que foram as duas áreas do conhecimento que mais produziram intelectuais, durante a Idade Média, não encontraremos aí a presença de mulheres. Entretanto, apesar de todas as evidências, se vasculharmos a construção do Pensamento Ocidental, veremos que é possível identificar a presença de algumas mulheres já nos tempos remotos, na Antiguidade Clássica e (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. A doutrina cosmológico/soteriológica ontológico/materialista dualista maniqueísta.Marcos Roberto Nunes Costa - 2004 - Revista Española de Filosofía Medieval 11:273-286.
    Fundado na Ásia, no século III, por Mani, o maniqueísmo se constituía, do ponto de vista doutrinal, numa gnose que misturava principios das seitas/religióes orientais, especialmente do Zoroastrismo e do Budismo, da Filosofia Grego-Romana e do Cristianismo. Sua tese fundamental consistía na afirma9áo de dois principios ontológicos do mundo: o Bem ou a Luz, representado no sol, e o Mal ou as Trevas, personificado na matéria. Desse dualismo ontológico nascia uma cosmologia/soteriologia que apresentava a história da salva9áo do mundo em (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. A metafisica Cosmológico/Soteriológica Dualista Maniqueista.Marcos Roberto Nunes Costa - 2002 - Princípios 9 (11):219-238.
    Fundado na Ásia, no seculo III, por Mani, o maniqueismo se constituia, do ponto de vista doutrinal, numa gnose que misturava principios das seitas/religioes orientais, especialmente do Zoroastrismo e do Budismo, da Filosofia Grego-Romana e do Cristianismo. Sua tese fundamental consistia na afirmacao de dois principios ontol6gicos do mundo: o bem ou a Luz, representado no sol, e o Mal ou as Trevas, personificado na materia. Desse dualismo ontológico nascia uma cosmologia/soteriologia que apresentava a história da salvaçáo do mundo em (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  49
    The problem of morality in the Manichaean cosmological and soteriologic system.Marcos Roberto Nunes Costa - 2004 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 21:25-42.
    Manicheism is founded in two world originating ontological principles: Good or Light, presented by the sun and Evil or Darkness, personinified in the matter. From this ontological dualism proceeds the idea which man is not responsible to the evil he practices according to, but this-one (evil) is to be blamed to his bad nature, in other words evil is inherent to his corporal nature. Hence, strictly speaking, there is no real evil in manicheism, but only natural evil. However, paradoxally, manicheism (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  19
    A dialética Das duas cidades na teologia/filosofia da história de santo agostinho.Marcos Roberto Nunes Costa - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):1053-1069.
    Em sua obra A Cidade de Deus, Santo Agostinho procura definir e relacionar dialeticamente os conceitos de Cidade de Deus e Cidade terrena, considerando a origem, natureza, desenvolvimento e fins das duas cidades. É aí que encontramos a sua teologia-filosofia da história, que nos faz identificar as duas cidades com certas realidades históricas: Cidade de Deus como sendo a Igreja, Cidade terrena como sendo o Império Romano. Contudo, Agostinho adverte que estes termos não são sinônimos.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  30
    A força coercitiva: Um instrumento a serviço da pax temporalis na civitas, segundo santo Agostinho.Marcos Roberto Nunes Costa - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (3):5-14.
    Baseado no princípio ontológico da vera justitia, ou da “divina ordem”, segundo a qual é justo que se “subordinem as coisas somente às dignas, as corporais às espirituais, as inferiores às superiores, as temporais às sempiternas” (Ep., 140), o que resulta, na prática, na subordinação dos governados aos governantes, Agostinho introduz em sua doutrina ético-política o conceito de força coercitiva, como instrumento prático garantidor da ordinata concordia ou pax temporalis, na civitas, de forma que, punido pelo reto castigo, o pecador (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  7
    A metafísica do Bem na Filosofia da Natureza de Santo Agostinho.Marcos Roberto Nunes Costa - 2021 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 2 (1):104-115.
    Partindo do princípio judaico-cristão de que Deus, ser único, mediante um ato livre de amor, criou todas as coisas a partir do nada (criação ex nihilo), Santo Agostinho defende que no universo físico, criado e governado por Deus, não há espaço para a desordem ou imperfeição (o mal), mas que a natureza é perfeitamente ordenada e harmoniosa, não havendo senão o bem, de forma que em Agostinho, existir, ser e bem são sinônimos. Já o suposto mal físico, ou a imperfeição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  14
    Conhecimento, ciência E verdade em santo agostinho.Marcos Roberto Nunes Costa - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):483-496.
    SÍNTESE - Toda antropologia agostiniana gira em torno do problema da busca da felicidade do homem, que só será alcançada em Deus – a verdade. Assim sendo, o problema do homem converte-se na busca da verdade. Na "filosofia cristã" agostiniana a fé é condição primeira do conhecimento da verdade, entretanto, dá-se capital importância à razão no processo do conhecimento humano que está dividido em três níveis: conhecimento sensível, sensação e razão ou ciência. Além disso há um quarto grau – a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  34
    Philosophiae portus e arx philosophiae: apropriação e superação agostiniana da tradição filosófica Grego-Romana em relação à felicidade.Marcos Roberto Nunes Costa - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (3):131-142.
    Mantendo-se na linha de São Justino, o qual, apesar de valorizar a Filosofia Grego-Romana, defende ser o Cristianismo a "verdadeira filosofia", Agostinho fundamenta ou alicerça seu conceito de felicidade na tradição filosófica que o antecedeu, a qual é concebida por ele como um philosophiae portus . Entretanto, como pensador cristão, buscando superar o eudaimonismo grego-romano, ao distinguir sabedoria e Verdade, sendo esta última identificada com Deus, faz da Fé Cristã o arx philosophiae , a que chama de "nossa Filosofia Cristã", (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  13
    ROBERT D' ARBRISSEL: uma experiência curiosa de relacionamento entre homens e mulheres na Igreja cristã medieval.Marcos Roberto Nunes Costa - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (3):535-548.
    Dentre os movimentos religiosos do século XI, destaca-se o de Roberto d' Arbrissel, fundador da Ordem de Fontevraud, na qual conviviam homens e mulheres, cabendo a estas a direção. O projeto não teve longa duração em uma igreja de celibatários misóginos, e Roberto, apesar de suas virtudes, não foi canonizado.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  22
    Santo Agostinho e o “problema dos futuros contingentes”.Marcos Roberto Nunes Costa - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:11-18.
    Um dos problemas recorrentes na História da Filosofia Ocidental é o “problema dos futuros contingentes”, que tem seu início em Aristóteles, mas que atingiria vários pensadores até à Modernidade. Durante esse longo percurso, a problemática foi levantada de diversas formas, dentre essas, na Filosofia Medieval, de cunho cristã, em que o problema aparece de forma implícita nos debates acerca do suposto conflito entre a Providência divina e a liberdade humana. E dentre os pensadores medievais, destaca-se Santo Agostinho, o qual será (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  11
    Santo Agostinho e o “problema dos futuros contingentes”.Marcos Roberto Nunes Costa - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:11-18.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  87
    Women intellectuals in the Middle Ages: Hildegard of Bingen - between medicine, philosophy and mysticism.Marcos Roberto Nunes Costa - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):187-208.
    É corrente se afirmar que antes da Modernidade não há registro de mulheres na construção do pensamento erudito. Que, se tomarmos, po exemplo, a Filosofia e a Teologia, que foram as duas áreas do conhecimento que mais produziram intelectuais, durante a Idade Média, não encontraremos aí a presença de mulheres. Entretanto, apesar de todas as evidências, se vasculharmos a construção do Pensamento Ocidental, veremos que é possível identificar a presença de algumas mulheres já nos tempos remotos, na Antiguidade Clássica e (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  15
    O desafio da igualdade de género à luz da herança e das contradições de Rousseau.Marta Nunes da Costa - 2019 - Doispontos 16 (1).
    Rousseau é reconhecido como um dos grandes filósofos da nossa tradição ocidental, sobretudo pelo impacto que os seus ideais tiveram na definição da ideologia moderna de viés republicano e até mesmo liberal. Porém, apesar da defesa incansável daqueles que viriam a ser os ideais revolucionários franceses, Rousseau insiste em manter uma prática de desigualdade naturalizada, considerando as mulheres como inferiores e eternas desiguais dos homens. Mary Wollstonecraft foi a primeira a fazer a denúncia da contradição do pensamento de Rousseau, na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  9
    The Baby Care Scale: A Psychometric Study With Fathers During Pregnancy and the Postpartum Period.Tiago Miguel Pinto, Rui Nunes-Costa & Bárbara Figueiredo - 2022 - Frontiers in Psychology 12.
    The Baby Care Scale was designed to assess the involvement of father in infant care during pregnancy and the postpartum period. This study aimed to examine the psychometric characteristics of the BCS – antenatal and BCS – postnatal versions. A sample of 100 primiparous fathers completed the BCS-AN and/or the BCS-PN and self-reported the measures of anxiety and depressive symptoms and of father–infant emotional involvement during pregnancy and the postpartum period, respectively. Good internal consistency was found for both the BCS-AN (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  51
    Reviews of Gennaro Chtjerchia, Dynamics of meaning: anaphora, presupposition, and the the [sic] of grammar. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1995.xv+ 270 pp, £59.95 , £31.95 G. Priest, Beyond the limits of thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1995. xv 4-274pp. £35.00 Marco Panza and Jean Michel Salankis, L'Objectivité Mathématique. Platonisme et Structures Formelles, Paris: Masson, 1995. ix+241 pp. No Price stated Peter Øhrstrøm and PER F. V. HASLE, Temporal Logic: From Ancient Ideas to Artificial Intelligence. Dordrecht: Kluwer, 1995. viii+413 pp. DM 140/$99.00/£63.00. ISBN 0792335864 L. M. De Rijk , Iohannes Buridanus Summulae de Praedicabilibus Nijmegen: Ingenium, 1995. xliv + 82 pp. No price stated E. P. Bos , Iohannes Buridanus Summulae in Praedicamenta Nijmegen: Ingenium, 1994. liv+ 157 pp. No Price stated R. Van Der Lecq and H. A. G. Braakhuis , Iohannes Buridanus Questiones Elencorum Nijmegen: Ingenium, 1994. xxxviii +153 pp. No price stated D. Mi. [REVIEW]Rainer Bäuerle, N. da Costa, O. Bueno, Javier De Lorenzo & Alberto Zanardo - 1996 - History and Philosophy of Logic 17 (1 & 2):155-177.
    Gennaro Chtjerchia, Dynamics of meaning: anaphora, presupposition, and the the of grammar. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1995.xv+ 270 pp, £59.95, £31.95 G. Pr...
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  21
    Silva, Geraldo Euclides da. Consequências da liberdade. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2011. 115 p.Danilo Vaz-Curado R. M. Costa - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3).
    A obra Consequências da liberdade, publicada no ano de 2011 pela Editora Universitária da UFPE, é primeira obra do escritor e filósofo Geraldo Euclides da Silva, e que certamente se firmará no cenário de exegese das pesquisas sobre o pensamento existencialista de corte sartreano.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  23
    Filosofia e psicoterapia no projeto da análise existencial de Viktor Frankl: a compreensão da pessoa espiritual a partir da transcendência.Marcos Vinícius da Costa Meireles - 2020 - Horizonte 18 (55):418.
    Esta tese, de caráter epistemológico, tem como objetivo demonstrar como a relação entre filosofia e psicoterapia contribui com o empreendimento da Análise Existencial frankliana, permitindo vislumbrar uma concepção de ser humano desde uma dimensão existencial. A relação com a filosofia se deu principalmente a partir das obras de Martin Heidegger, em especial Os fundamentos metafísicos da lógica e Seminários de Zollikon. No tocante à bibliografia de Frankl, destaca-se Logoterapia e Análise Existencial. Esta pesquisa teórico-bibliográfica está dividida em três momentos. No (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  12
    O Homo religiosus: a antropologia filosófica de Viktor Frankl.Marcos Vinícius Da Costa Meireles - 2015 - Horizonte 13 (39).
  26.  14
    La ciencia, la religión y la vida: una conversación con Marcos Aguinis.Marcos R. Paseggi - 2005 - Enfoques 17 (2):175-185.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  8
    O mapeamento no currículo cultural da Educação Física.Marcos Garcia Neira & Mário Luiz Ferrari Nunes - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1449-1479.
    No campo da Educação Física, o chamado currículo cultural busca apoio nas teorias organizadas a partir da virada linguística para tematizar as brincadeiras, danças, lutas, esportes ou ginásticas. Nessa vertente de ensino, o mapeamento é tomado como encaminhamento didático-metodológico que possibilita a definição da prática corporal a ser tematizada e promove as problematizações que constroem o percurso do estudo. O artigo analisa a noção de mapeamento produzida na literatura dedicada ao assunto. Localiza os seus significados e apresenta possíveis causas da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Disentangling Diversity in Deliberative Democracy: Competing Theories, Their Blind Spots and Complementarities.André Bächtiger, Simon Niemeyer, Michael Neblo, Marco R. Steenbergen & Jürg Steiner - 2009 - Journal of Political Philosophy 18 (1):32-63.
    IN the last decade deliberative democracy has developed rapidly from a “theoretical statement” into a “working theory.”1 Scholars and practitioners have launched numerous initiatives designed to put deliberative democracy into practice, ranging from deliberative polling to citizen summits.2 Some even advocate deliberation as a new “revolutionary now.”3 Deliberative democracy has also experienced the beginning of an empirical turn, making significant gains as an empirical (or positive) political science. This includes a small, but growing body of literature tackling the connection between (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   34 citations  
  29.  33
    Disentangling Diversity in Deliberative Democracy: Competing Theories, Their Blind Spots and Complementarities.André Bächtinger, Simon Niemeyer, Michael Neblo, Marco R. Steenbergen & Jürg Steiner - 2009 - Journal of Political Philosophy 18 (1):32-63.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   16 citations  
  30.  8
    Crónica.José R. Da Costa Pinto, R. Cabral, José Teixeira & Alfredo Dinis - 1986 - Revista Portuguesa de Filosofia 42 (1):211-220.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  9
    Mathematical Logic in Latin America Proceedings of the Iv Latin American Symposium on Mathematical Logic Held in Santiago, December 1978.Ayda I. Arruda, R. Chuaqui & Newton C. A. da Costa (eds.) - 1980 - New York: sole distributors for the U.S.A. and Canada, Elsevier North-Holland.
    Provability, Computability and Reflection.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Combined Cognitive-Motor Rehabilitation in Virtual Reality Improves Motor Outcomes in Chronic Stroke – A Pilot Study.Ana L. Faria, Mónica S. Cameirão, Joana F. Couras, Joana R. O. Aguiar, Gabriel M. Costa & Sergi Bermúdez I. Badia - 2018 - Frontiers in Psychology 9.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  33. Deliberative Politics in Action. Analysing Parliamentary Discourse.Jürg Steiner, André Bächtiger, Markus Spörndli & Marco R. Steenbergen - 2005 - Cambridge: Cambridge University Press.
    'Deliberative politics' refers to the role of conversation and arguments in politics. Until recently discussion of deliberative politics took place almost exclusively among political philosophers, but many questions raised in this philosophical discussion cry out for empirical investigation. This book provides the first extended empirical study of deliberative politics, addressing, in particular, questions of the preconditions and consequences of high level deliberation. Using parliamentary debates in Germany, Switzerland, the United Kingdom and the United States as an empirical base, the authors (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   13 citations  
  34.  12
    Simone Weil and the dangerous Myths of Science and Technology.Marta Nunes da Costa - 2023 - Labyrinth: An International Journal for Philosophy, Value Theory and Sociocultural Hermeneutics 25 (1):136-156.
    In this article I aim to clarify the role of science and technology in Weil's account of the formation and maintenance of the bureaucratic state as a totalitarian form of State, which allows to identify the similarities between capitalist, fascist and communist regimes. In the first section I characterize Weil's conception of modernity. Having The Need for Roots as my main reference, first, I reconstruct Weil's conceptualization of human nature, after I explore the meanings and signs of uprootedness and Weil's (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  24
    A tirania da maioria: revisitando o debate.Marta Nunes da Costa - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (1):92-105.
    Tocqueville e John Stuart Mill são dois dos grandes mestres de ciência política e filosofia política. Com efeito, poderíamos dizer que somos todos discípulos destes autores. Por um lado, porque Tocqueville foi o primeiro autor a refletir sobre o paradigma democrático, entendido como constelação política especificamente moderna. Por outro lado, o conceito ou ideal de liberdade desempenha um papel central nos dois autores. Liberdade é um dos pilares fundadores de qualquer projeto democrático e apesar do reconhecimento da importância igualmente vital (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Julho-agosto setembro-outubro ano XV—n. 4—vol. 19 sumário ruy Afonso da Costa Nunes.Ruy Afonso da Costa Nunes - 1977 - Convivium: revista de filosofía 20:105.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Direitos naturais e contratualismo em Locke.Marta Nunes da Costa & Jaimir Conte - 2015 - In Itamar Luís Gelain (ed.), Uma introdução à filosofia do direito. Brasil:
    Capítulo de livro publicado em "Uma introdução à filosofia do direito" Itamar Luís Gelain (Org.) .- Ijuí: Ed. Unijuí, 2015. - 368 p. - (Coleção direito, política e cidadania; 37). . ISBN 978-85-419-0 I 75-8.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  20
    An amorphous model for morphological processing in visual comprehension based on naive discriminative learning.R. Harald Baayen, Petar Milin, Dusica Filipović Đurđević, Peter Hendrix & Marco Marelli - 2011 - Psychological Review 118 (3):438-481.
  39.  5
    Non-classical logics, model theory, and computability: proceedings of the Third Latin-American Symposium on Mathematical Logic, Campinas, Brazil, July 11-17, 1976.Ayda I. Arruda, R. Chuaqui & Newton C. A. da Costa (eds.) - 1977 - New York: sale distributors for the U.S.A. and Canada, Elsevier/North-Holland.
  40.  15
    Semantic Processing in Bilingual Aphasia: Evidence of Language Dependency.Marco Calabria, Nicholas Grunden, Mariona Serra, Carmen García-Sánchez & Albert Costa - 2019 - Frontiers in Human Neuroscience 13.
  41. Democracy and democracies: between theory and facts // Democracia e democracias: entre teoria e fatos.Marta Rios Alves Nunes da Costa - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (2):135-146.
    Existem muitas teorias sobre democracia. Na verdade, enquanto se fala de “teoria democrática” como se existisse um consenso acerca do que esta poderia significar, a partir do momento em que nos debruçamos sobre diferentes autores, apercebemo-nos de que há tantas teorias quanto há perspectivas sobre o tema. Neste artigo tenho como interlocutores Robert Dahl, Benjamin Barber, Robert Goodin e David Plotke. O artigo tem três momentos. No primeiro, desenho o contexto geral para uma reflexão crítica sobre democracia, partindo da análise (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  27
    Doctrine of the Two Swords in the Ramon Llull's Philosophy.Ricardo da Costa & Tatyana Nunes Lemos - 2005 - Revista Española de Filosofía Medieval 11:167-180.
  43. Origens do conceito de Soberania – Diálogo entre Bodin e Althusius.Marta Nunes da Costa - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (2):70-79.
    Bodin e Althusius podem ser considerados como autores que inventam o conceito político de soberania, conceito que será a partir da formação do estado-moderno condição necessária para se pensar a política e a nossa condição presente. Este artigo pretende identificar os elementos que se mantêm até hoje presentes no conceito de soberania, e lançar luz sobre a constelação que se articula à sua volta, num contexto democrático.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  16
    Transformando o patriarcado? O papel da luta feminista na reconfiguração das categorias marxistas.Marta Nunes da Costa - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (3):125-144.
    Resumo: A partir de uma análise de categorias marxistas, neste artigo, quero trazer para o domínio da visibilidade a "questão da mulher" e defender que esta deve ser o fio condutor no processo de identificação de condições de possibilidade para a transformação do sistema das práticas que visam à emancipação humana, entendida como superação da lógica de dominação.: Based on an analysis of Marxist categories, I attempt in this article to bring into the domain of visibility the 'issue of women', (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45.  13
    Disciplina e poder: breves considerações sobre a questão do corpo na filosofia de Michel Foucault.Leandro Sousa Costa & Leonardo Nunes Camargo - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):127-138.
    Este artigo tem por finalidade apresentar alguns aspectos relacionados à questão do corpo na filosofia de Michel Foucault. Para isso, a nossa investigação se dará em dois momentos: no primeiro momento analisaremos a relação do corpo com a medicina para percebermos como a visão deste saber sobre o corpo se modificou a partir do século XVII, veremos que há uma relação entre o olhar médico e o corpo em si. O segundo momento será dedicado a uma explicitação acerca da relação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  18
    Construindo o sujeito neoliberal a partir de Foucault.Marta Nunes da Costa - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (2):354-376.
    O que é o sujeito neoliberal? Quem é ele? Como se torna o que é ou aparenta ser? O que significaria a transformação deste sujeito em outro? O objetivo deste artigo é tentar responder a estas questões, tendo Foucault como principal interlocutor. Para isso, este artigo tem três momentos. No primeiro momento, reconstruo o horizonte conceitual foucaultiano onde a questão da subjetividade se coloca. No segundo momento, procuro identificar elementos que nos permitem caracterizar o sujeito neoliberal de hoje; um sujeito (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  16
    Review Essay.Marta Nunes da Costa - 2017 - Theoria: A Journal of Social and Political Theory 64 (150).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  16
    Reflections on Epistemic-Ontological Alignment in Theorizing Process: the Case of RBV.Júlio César da Costa Júnior, Leandro da Silva Nascimento, Taciana de Barros Jerônimo, Jackeline Amantino de Andrade & Marcos André Mendes Primo - 2022 - Philosophy of Management 21 (2):179-198.
    Although from a philosophical perspective, many reflections can be brought up about the theorizing process, in this essay, we aim to reflect on the importance of the alignment between ontology and epistemology. This is particularly relevant because deeper discussions about the philosophical roots that underlay the theorizing processes remain as a lack in organizational and management studies. To support our work, we adopted the epistemic-ontological alignment model as a conceptual tool and the Resource-Based View (RBV) and some of its questionings (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  49. Maio-junho julho-agosto ano XV—n. 3—vol. 19 sumário creusa capalbo—o Pensa-mento católico na atualldade.Ruy Afonso da Costa Nunes - 1977 - Convivium: revista de filosofía 20.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  94
    Full-blooded anti-exceptionalism about logic.Newton Da Costa & Jonas R. Becker Arenhart - 2018 - Australasian Journal of Logic 15 (2):362-380.
    Problems of logical theory choice are current being widely dis- cussed in the context of anti-exceptionalist views on logic. According to those views, logic is not a special science among others, so, in particular, the methodology for theory choice should be the same in logic as for other scientific disciplines. Richard Routley advanced one such methodology which meshes well with anti-exceptionalism, and argued that it leads one to choosing one single logic, which is a kind of ultralogic. We argue that (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   7 citations  
1 — 50 / 999